8.9.09

sem comentários

Espinho possui, felizmente, grande dinâmica blogosférica.
Um ou outro blogue, porém, condescende com certo tipo de comentários que tresandam a asco, ódio, rancor e insídia.
Nessa medida, alguns desses "comentadores" comportam-se como verdadeiros frinchas ou "voyeurs", sempre à espreita de poderem lançar o seu veneno e a sua crueldade, esquecendo-se que, de tão obcecados, acabam por deixar pistas ou rastos que permitem facilmente identificar os autores... e bem se escondem atrás do anonimato mas a máscara cai-lhes facilmente!
E para que ninguém se tente, aqui é assim: sem comentários!



no Força Espinho



Não pude deixar de esboçar um sorriso ao ler este post. O Força Espinho permite-se criticar as opções que os blogs espinhenses tomam relativamente à (não) moderação de comentários e ao anonimato dos comentadores. Até aqui nada de extraordinário. O caricato é que se trata de um blog - pasmem-se os mais incautos - "anónimo". Não consta que haja alguém chamado Força Espinho por estas bandas. Corrijam-me se estiver enganada. aa

6 comentários:

Força Espinho disse...

Meu(s) caro(s) amigo(s), sabe(m) bem que a "Força Espinho" existe.
Aliás, Nelson Soares foi um dos que acreditou, até à última, numa eventual candidatura independente (com a "Força Espinho", presume-se)... ver comentários anteriores.
O blogue reflete a opinião de pessoas ligadas à "Força Espinho" e para que não restem dúvidas quanto à autenticidade do mesmo há até um post, datado de 4 de Outubro de 2007, com o título "público & notório" onde se dá à estampa o cartão de identificação fiscal.
Obrigado pela publicidade que nos têm proporcionado.
E pela fixação que vêm demonstrando, há fichas de inscrição para quem quiser aderir e juntar-se ao nosso projecto.
Bem-hajam!

cidade aos quadradinhos disse...

Julgo que não me fiz entender. Não disse que a "Força Espinho" não existia. Bem sei bem que é uma associação. Se o Nelson acreditou numa eventual candidatura desconheço. Da minha parte, só posso dizer que seria bem-vinda face ao panorama da nossa política local e ao estado que o nosso concelho chegou a várioa níveis. Será que nisto estamos de acordo?

Aquilo que quis dizer - e repito - foi que O BLOG é de uma "associação" e não de pessoas concretas. De forma alguma pretendi diminuir a v/ associação. A questão aqui é: o(a) Senhor(a) sabe com quem está a falar; eu não. Não há nenhum problema nisso. O caricato é comentarem as opções dos restantes bloggers quanto à moderação de comentários quando o "Força Espinho" também "não dá a cara" na blogosfera.
O comentário que deixou aqui é para mim tão anónimo quanto alguém que assine "Anónimo" ou "Zé de Espinho".
Lamento desapontá-lo(a), mas não temos qualquer fixação pelo "Força Espinho". Simplesmente me pareceu incoerente o reparo.
Quanto à putativa publicidade que temos feito, não sobrevalorize o "cidade aos quadradinhos". Ouvi dizer que a média de leitores do blog se situa neste momento no intervalo de 5,9 e 8,4... por semana.
Agradeço também o convite à inscrição no vosso projecto, mas para isso teria de conhecer as pessoas envolvidas. Por exemplo, quem assina as vossos textos. Uma mania minha, decerto.
Obrigada pela visita.aa

dragão disse...

Vamos lá a ver!

1. Não pretendemos beliscar ninguém.

2. A diferença em relação ao nosso suposto "anonimato" reside no facto de os posts por nós publicados, no blogue "Força Espinho", não serem difamatórios nem atentatórios em relação a quem quer que seja... o que não acontece com outros blogues que a coberto de um qualquer anonimato atacam tudo e todos.

3. Ademais, se bem repara, o nosso blogue (Força Espinho) não consta da vossa lista de blogs ou sitios de Espinho, afixados na lateral da V/ página, mas, por exemplo, lá se encontra o blogue que também habitualmente acompanhamos - "sardinha pequenina" - cuja "pessoa em concreto" desconhecemos... ou será que a a.a. sabe de quem se trata(?).
Já agora, se sabe, bem gostaria de ser informado acerca do autor do "sardinha".

4. Por último, o Nelson Soares, sempre um pouco mais agreste para connosco, referiu-se em tempos à "extraordinária dinâmica do nosso blogue" (com ironia, claro está). Ora, de facto, o ritmo do mesmo não tem sido o desejável mas apenas o possível.
Porém, reparo que também consta da V/ lista de blogues o "TGV não" cujo último post data de 2 de Julho de 2008.
Em matéria de dinâmica... bom, estamos falados! Tanto mais que se trata de um tema (TGV) que, longe de esgotado, está mesmo em cima da mesa.

Cordialmente, e na expectativa de continuarmos a trocar pontos de vista, aceitem os nossos cumprimentos e um pedido de desculpas por algo menos conveniente que, involuntariamente, possamos ter escrito.

cidade aos quadradinhos disse...

1. Aqui também não é nossa pretensão beliscar ninguém. O post que escrevi relativamente aos comentários foi apenas porque me pareceu e continua a parecer incoerente.

2. Em nenhum momento comparei os v/ posts aos "difamatórios" e "atentatórios" de que falam. Apenas disse que o v/ anomimato é um anonimato como os outros, porque de facto é. Nem tão pouco me referi ao conteúdo do que escrevem. Acho contraditório que critiquem as opções de moderação quando, ao comentarem, assinam "Força Espinho". É igual a "Anónimo".

3. É verdade que o autor do "Sardinha Pequenina" tambem é desconhecido. Não sei de quem se trata. Nem é isso que está aqui em causa. Ao contrário do que parece pensar, não tenho nada contra blogs ou comentários anónimos. Limitei-me, repito, a observar que me parece incoerente que o "Força Espinho" se manifeste contra esse tipo de comentários quando o v/ próprio blog é anónimo.
O "Força Espinho" passará também a constar do nosso rol (como imagina, se o comentei é porque o li e acompanho).

4. Por último, fala da "dinâmica dos blogs". Para dizer a verdade é coisa que me interessa pouco. Este blog está longe de ser actualizado sequer com regularidade. No entanto, parece-me que está a querer comparar o incomparável. O "Cidade aos Quadradinhos" é um espaço que um dia dois amigos quiseram criar para escreverem meia dúzia de coisas sobre o concelho de Espinho - nem mais nem menos do que isso. As pretensões do "Força Espinho" são outras, porventura mais sérias e direccionadas. Afinal de contas são uma "associação local de intervenção social, cultural e política". Têm objectivos diferentes e, até, outra "obrigação" perante os leitores.

Deixemos as desculpas de lado e vamos dar por ultrapassada alguma eventual "inconveniência" de parte a parte.
Cumprimentos. aa

cidade aos quadradinhos disse...

Só agora reparei que assina "Dragão". É desde logo um bom ponto de partida para uma sólida plataforma de entendimento com o "Cidade aos Quadradinhos"!
aa

dragão disse...

Obrigado pela sua atenção e pelas palavras que nos deixou.
Aproveito para referir que o "dragão" que aqui assina é apenas um dos que fazem o blogue "Força Espinho".
Não foi nenhuma propositada artimanha nem estamos, ainda, em fase de heterónimos. Saíu!