28.6.09

o FACE, a luz ao fundo do túnel ou a bronca

O arquitecto Nuno Lacerda Lopes, responsável pela obra de reabilitação da antiga fábrica de conservas Brandão Gomes, agora o novo Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), abandonou, ontem [16 de Junho], a cerimónia de inauguração como forma de protesto. É que, quando visitava o espaço, na companhia de centenas de curiosos, deparou-se com alterações feitas sem o seu conhecimento.

O que havia sido projectado como "local para exposições e um dos espaços mais nobres e belos de todo o edifício", do qual sentia um grande orgulho, foi transformado num escritório de uma empresa privada da área das tecnologias da informação, a Microfil.

"Não posso ficar indiferente quando vejo um espaço como aquele transformado num escritório feio, completamente alterado com divisórias de vidro", criticou, à margem da inauguração, que foi o ponto alto das comemorações do dia da cidade. Agora, pondera uma acção contra os responsáveis, nomeadamente a Câmara, de modo a que o seu trabalho "possa ser respeitado".

Na sua reacção, José Mota, presidente da Câmara, foi peremptório: "Aquele espaço não é do arquitecto Nuno Lacerda, mas sim para o bem de Espinho". Manuel Antunes, presidente da Microfil, notou que o pólo da empresa, a inaugurar amanhã, será exclusivamente dedicado à plataforma Camões, intrinsecamente ligada aos computadores Magalhães e a base de um novo modelo de ensino. "E, quando falamos de ensino, falamos de cultura", frisou. "Além disso, vai ser um espaço altamente dinamizado, onde vamos contar com a presença de crianças todos os dias", concluiu.

JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois o Mota pode ter razão, mas nessa altura para que é que lhe pediu para fazer a reabilitação da fabrica Brandão & Gomes e não fez ele mesmo o projecto? Espinho economizava dinheiro e o Mota ficava com uma obra à altura dele, quer dizer ao razo da terra!

Manuel Dias Pereira

Anónimo disse...

Mota tem razão, e foi pena a obra da "Brandão Gomes" demorar os anos que demorou. Mais vale tarde do que nunca..está mt bonito..