11.11.08

Só mesmo o estádio é que vai arrancar

Pelo facto de hoje se assinalar o 94º aniversário do Sp. Espinho e o reinício das obras do estádio, resolvi escrever sobre algo que me intrigou na leitura da entrevista de auto-proclamação do presidente do clube, na última edição da Defesa de Espinho.
Nas entrelinhas do seu discurso (não creio que tenha sido directo mas enfim...), Rodrigo dos Santos adianta algumas novidades que podem ajudar a perceber como se processam as coisas por cá. A prioridade, num grandioso clube como o SCE, ao contrário de outros que têm primado pela diferença, não é a formação de jovens atletas que mais tarde venham a alimentar e potenciar as modalidades seniores. É, antes, a construção do estádio, para eleitor ver. Para mais tarde, quando chegarem "os apoios estatais", deixar-se-á a construção das infra-estruturas que servirão as camadas jovens das várias modalidades, incluindo o Futebol e a que mais títulos e historial tem garantido ao clube, o Voleibol. Nesta última, o raciocínio da direcção do clube parece-me lógico, até porque foi construído um pavilhão em Anta que, a não ter outra utilização, como parece o caso, servirá exclusivamente para acolher as modalidades, ditas amadoras, do Sp. Espinho.
Mas o que mais confusão me faz na referida entrevista, é quando o presidente diz o seguinte: "julgamos que teremos de reequacionar a possibilidade de, em sede da autarquia de Silvalde, ser encontrada uma solução com o arrelvamento do campo de futebol, onde têm evoluído (terão mesmo evoluído senhor presidente?] gerações de jovens jogadores". Brilhante.
Não só não haverá pavilhão para as modalidades indoor, como também não haverá campos relvados, na estrutura do novo estádio, para as camadas de formação (agora sim) evoluírem, relativamente aquilo foram as últimas décadas do futebol jovem do clube. Esta situação reveste-se de uma importância crucial, não só porque revela um desprezo inadmissível pelas largas dezenas de jovens que jogam nos escalões de jovens, como também manifesta uma tremenda falta de visão relativamente àquilo que são os desafios de um clube moderno e orientado para o futuro.

Sem comentários: