14.11.08

Passa(rá) disso em Paramos?

Ainda não tive oportunidade de ir ver o passadiço na praia de Paramos, como tal, desconheço a sua exacta localização, extensão e forma. Isto também, porque os panfletos (também conhecidos por jornais) locais se limitaram a dizer que "foi aberto no passado dia x, o passadiço de Paramos", com a bênção das autoridades políticas e as declarações estéreis do costume. Adiante.
Gosto imenso da praia de Paramos, creio mesmo ser o último reduto de tranquilidade nas praias de Espinho e um local de contacto privilegiado com a natureza, apesar da farta imundície na lagoa/barrinha. Mas gostaria de ver um projecto um pouco mais ousado ser oposto em prática naquela zona, não obstante os melhoramentos que têm sido feitos nos últimos anos, nomeadamente com a colocação de apoios de praia, bares e vigilância.
Por exemplo, seria insensato, largas dezenas de anos depois de ter sido permitida a construção ilegal junto à orla costeira e em plena área dunar, requalificar e dar alguma harmonia arquitectónica àquela zona? Seria impossível melhorar as vias de acesso ao local, assim como as condições de estacionamento? Seria difícil a promoção de acções de sensibilização ecológica ou a criação de um centro de interpretação ambiental, promovendo uma integração maior com a área protegida da lagoa? Seria exequível uma modernização dos espaços comerciais que existem em torno da praia?
Estas questões podem ter uma resposta positiva e eficaz, se houver vontade política para tal. Porque, de que serve a criação de um passadiço se tudo o que o envolve não funciona?

Sem comentários: