29.10.08

Um belíssimo cartão de visita




Este é o estrondoso cenário da principal via de acesso à cidade de Espinho. Poderia ser uma qualquer obra provisória, incómoda mas necessária, de requalificação ou de manutenção da via pública. No entanto, não é bem disso que se trata.
Ao que parece foram detectadas irregularidades no subsolo que determinaram a vedação e o encerramento de uma faixa de rodagem na rotunda que dá acesso à A29. No entanto, o que ninguém explica - nem interessa explicar, que isso de dar explicações ao cidadão é uma coisa que aborrece quem tem de trabalhar - é porque é que as autoridades competentes ainda não resolveram a situação....há mais de um ano. Não se trata - volto a frisar - de uma via de acesso normal. Esta é a rotunda que escoa o trânsito proveniente das duas saídas de auto-estrada que servem o concelho, situa-se no eixo viário mais movimentado da cidade e é o triste e infeliz cartão de visita de Espinho para quem vem de fora.
Esta, no entanto, não é uma situação excepcional, como podemos verificar noutros acessos rodoviários da cidade, no entanto e pela sua importância no contexto urbano não se percebe como foi progredindo tal manifestação de incúria e de desleixo. Não posso deixar de fazer uma achega ao poder político que pactuou com esta pachorrice e que deixou que, mais de um ano depois, Espinho ainda tivesse a sua principal via de acesso obstruída. Por fim, e não me surpreendendo de todo, causa-me alguma espécie, a moderação com que a imprensa local trata esta vergonha pública, escusando-se a fazer um trabalho de fundo sobre a questão, dando a conhecer os seus responsáveis, as suas consequências e as soluções programadas, caso elas existam.
N.S.

Sem comentários: