13.10.09

eleições autárquicas (XVII): reacções

Socialista José Mota perde, por 174 votos, para o PSD



O socialista José Mota perdeu a presidência da Câmara de Espinho para o PSD por 174 votos e acabou por protagonizar a principal surpresa eleitoral do distrito de Aveiro. "Já ganhei quatro vezes. Perdi uma. A vida é assim." Foi com estas palavras que o autarca reagiu à sua derrota, em declarações ao PÚBLICO. O candidato, que foi líder da distrital socialista durante 13 anos, ocupava a presidência da câmara há 16 anos, cedendo, agora, o lugar ao social-democrata Pinto Moreira.

O candidato derrotado escusou-se, no entanto, a adiantar quais os motivos que terão levado ao resultado favorável do PSD, recusando relacionar o resultado final do escrutínio com a questão das obras de requalificação do espaço libertado pelo rebaixamento da linha férrea, que tem projecto aprovado, mas ainda não avançou para o terreno. "Só perdi porque houve mais eleitores a votar no PSD do que no PS", disse.

José Mota assegurou que é sua intenção assumir o lugar de vereador da oposição no executivo municipal. "Em princípio sim, assumirei o lugar de vereador", vincou.

"Estou extraordinariamente feliz, não por mim, mas pelas pessoas de Espinho que, de facto, mereciam uma mudança. Apresentámos a melhor equipa e o melhor projecto e a população decidiu eleger o PSD", disse Pinto Moreira ao PÚBLICO, pouco depois de discursar da varanda da câmara espinhense. O candidato vencedor foi levantado em braços e houve risos, lágrimas e muita euforia na sede do PSD. O vencedor realçou a "noite de vitória" e que o PSD tinha sido "premiado pela campanha serena e tranquila" que tinha feito. Melhorar a qualidade dos espaços públicos, requalificar os bairros sociais e incentivar a instalação de empresas de base tecnológica no município foram algumas das propostas apresentadas pelo candidato do PSD. "Candidato-me a presidente da câmara municipal para inverter o caminho da decadência que vimos trilhando em Espinho", escreveu no seu manifesto eleitoral.

Sem comentários: