15.10.09

revisão do pdm

Pode ser vista aqui a proposta de revisão do PDM.

eleições autárquicas XVIII: pdm


O autarca assegura que vai cumprir o que defendeu na campanha eleitoral. "Sempre disse que não estava de acordo com o novo PDM: tem pressupostos errados e retira consequências também erradas. Não se adequa ao estado de desenvolvimento que se pretende para o concelho", justifica. E concretiza as observações. "O novo PDM não resolve nem apresenta soluções para a resolução da habitação clandestina, não tem medidas para combater a desertificação e não resolve o problema da zona industrial de Silvalde, que é um tampão ao desenvolvimento da cidade", refere. Mais um ponto de discórdia. "Obriga a quem quiser edificar uma moradia, nas zonas rurais, a ter um lote de construção de três mil metros quadrados, situação que encarece o preço dos terrenos."

O novo presidente de câmara e ex-vereador pretende, no entanto, que a decisão sobre o novo PDM seja "célere". "É um processo que há muito devia estar concluído". A passagem dos assuntos do executivo liderado pelo socialista José Mota, que domingo perdeu as eleições, para a equipa social-democrata deve ser feita em breve. "Estamos à espera que haja uma transmissão dos dossiers, como é saudável em democracia, num processo que esperamos pacífico e cordato", sustenta.

13.10.09

eleições autárquicas (XVII): reacções

Socialista José Mota perde, por 174 votos, para o PSD



O socialista José Mota perdeu a presidência da Câmara de Espinho para o PSD por 174 votos e acabou por protagonizar a principal surpresa eleitoral do distrito de Aveiro. "Já ganhei quatro vezes. Perdi uma. A vida é assim." Foi com estas palavras que o autarca reagiu à sua derrota, em declarações ao PÚBLICO. O candidato, que foi líder da distrital socialista durante 13 anos, ocupava a presidência da câmara há 16 anos, cedendo, agora, o lugar ao social-democrata Pinto Moreira.

O candidato derrotado escusou-se, no entanto, a adiantar quais os motivos que terão levado ao resultado favorável do PSD, recusando relacionar o resultado final do escrutínio com a questão das obras de requalificação do espaço libertado pelo rebaixamento da linha férrea, que tem projecto aprovado, mas ainda não avançou para o terreno. "Só perdi porque houve mais eleitores a votar no PSD do que no PS", disse.

José Mota assegurou que é sua intenção assumir o lugar de vereador da oposição no executivo municipal. "Em princípio sim, assumirei o lugar de vereador", vincou.

"Estou extraordinariamente feliz, não por mim, mas pelas pessoas de Espinho que, de facto, mereciam uma mudança. Apresentámos a melhor equipa e o melhor projecto e a população decidiu eleger o PSD", disse Pinto Moreira ao PÚBLICO, pouco depois de discursar da varanda da câmara espinhense. O candidato vencedor foi levantado em braços e houve risos, lágrimas e muita euforia na sede do PSD. O vencedor realçou a "noite de vitória" e que o PSD tinha sido "premiado pela campanha serena e tranquila" que tinha feito. Melhorar a qualidade dos espaços públicos, requalificar os bairros sociais e incentivar a instalação de empresas de base tecnológica no município foram algumas das propostas apresentadas pelo candidato do PSD. "Candidato-me a presidente da câmara municipal para inverter o caminho da decadência que vimos trilhando em Espinho", escreveu no seu manifesto eleitoral.

eleições autárquicas (XVI)

"Estamos a zero em alguns assuntos"

"É público que ao longo de todos estes anos a Oposição teve sempre grandes dificuldades no acesso à informação, nomeadamente sobre a situação financeira e até mesmo patrimonial do município, o que faz com quem estejamos agora praticamente a zero numa série de assuntos. Não é à toa que uma das primeiras medidas que irei tomar será mesmo levar a cabo uma auditoria financeira à Câmara, isto embora sem qualquer intuito persecutório, refira-se", explicou Pinto Moreira.

As primeira medidas irão passar por parar o processo de revisão do Plano Director Municipal no qual não se revê; criar um instrumento de gestão dos vários equipamentos municipais, como a Nave Polivalente, o complexo de ténis e o Fórum de Arte e Cultura de Espinho, entre outros, o que poderá passar pela criação de uma empresa municipal e tornar os serviços de limpeza mais eficientes.

"Uma cidade que quer atrair gente, não pode se apresentar no modo que está, sem qualquer asseio", concluiu.



12.10.09

eleições autárquicas (XV)

Manuela Ferreira Leite reclama vitória

A líder do PSD salientou a vitória em câmaras “importantes” como Espinho e Felgueiras e o reforço de votação em muitos mais concelhos, como foi o caso de Lisboa, onde «podemos vencer a votação para a Assembleia Municipal».

eleições autárquicas (XIV)

Em Espinho comentam-se hoje os erros que justificam a derrota do socialista José Mota, ao fim de 16 anos de governo autárquico, e acolhe-se com cautela a vitória do PSD.


O estado da zona onde antes passava o comboio, com a consequente divisão territorial da freguesia de Silvalde, e a implementação do estacionamento pago no centro da cidade, a um preço considerado exagerado, são as duas falhas mais apontadas a José Mota.

"Em 16 anos com ele, Espinho está igual", defende o operador de logística Alexandre Sousa. "Essas histórias de ele passar muito tempo no Brasil, e de favorecer este e aquele, também não ajudaram nada", afirmou Manuel Rocha, um engenheiro civil que reside na cidade.

eleições autárquicas (XIII)

eleições autárquicas (XII)

PSD reclama vitória em Espinho

A vitória do PSD põe fim a 16 anos de governo socialista no concelho de Espinho, sempre protagonizados por José Mota, que este ano se recandidatava ao que seria o seu último mandato consecutivo.

Os elementos da candidatura do PSD já estão em caravana pelas ruas de Espinho com os seus apoiantes, remetendo para mais tarde as declarações oficiais do vencedor das autárquicas.

eleições autárquicas (XI)

Pinto Moreira vence em Espinho e quer auditoria aos executivos do socialista José Mota

O novo presidente, acompanhado do seu executivo, fez uma “invasão” pacífica dos paços do concelho de Espinho, de onde se espera que faça uma intervenção para os milhares de pessoas que se encontram no largo do município e nas ruas adjacentes.

O ambiente na cidade assemelha-se ao de um Carnaval, com as ruas cheias de gente empunhando bandeiras do PSD, CDS, BE e CDU.

Rui Torres, do PSD, presidente reeleito da junta de Espinho, cumpriu uma promessa antiga, a de que mergulharia no chafariz se José Mota perdesse a câmara. Foi, por isso, um autarca encharcado que acompanhou os novos vereadores municipais na “invasão” pacífica dos paços do concelho.


eleições autárquicas (X): mudança


Pinto Moreira é o novo Presidente da Câmara Municipal de Espinho.

Resultados por freguesia aqui.

10.10.09

reflexão


O nosso país começa a trazer à superfície gente demasiado pequena. E cuidado que isto pega-se!
Não somos todos heróis, mas somos resistentes! Temos de abrir as nossas mentes a horizontes mais largos e mais fecundos. Todos temos de fazer mais e exigir melhor. Não podemos permitir, mesmo às Instituições e aos homens que as servem, que dêem testemunho e exemplo de menoridade cívica, humana e social. (...) È certo que “dizer mal” não constrói nada. Seria excelente que todos iniciássemos um curso de auto-educação de não falar mal! Mas saibamos analisar com rigor e objectividade – com serenidade também - cada questão que se nos coloca diariamente, e pensemos no que de positivo pode ser feito. E sobretudo, o que poderemos fazer nós em grupo, em colectividade, ou mesmo, isoladamente.
Mas não podemos consentir que nos tratem como apoucados! A melhor resposta cívica é pôr mãos à obra!


Filomena Maia Gomes
no Maré Viva


aa

8.10.09

programas

Porque o que verdadeiramente conta são as ideias, atentem no excelente trabalho que o blogue Sardinha Pequenina fez, comparando os programas dos diferentes partidos concorrentes às eleições autárquicas em Espinho.
NS

autárquicas (IX)

7 de Outubro de 2009. 23h20m. O PS e a sua ruidosa comitiva (de meia dúzia) de carros apitam como se não houvesse amanhã pelas principais ruas da cidade. Zonas residenciais. Vê-se bem o respeito que estas pessoas têm por quem trabalha. Vê-se bem, aliás, quem efectivamente trabalha no dia seguinte. aa

legislativas V: resultados no concelho

PS 36,05% [7.630 votos]

PPD/PSD 31,06% [6.574 votos]

BE 9,95% [2.106 votos]

CDS-PP 9,57% [2.026 votos]

PCP-PEV 7,79% [1.649 votos]



Em branco 1.81% [383 votos]

Nulos 1.19% [252 votos]

Votantes: 67,17% [ 21.166 ]
Inscritos: 31.513

7.10.09

Uma nova face para Espinho

A visão de Espinho pelo arquitecto Nuno Lacerda. Porque vale a pena acreditar numa cidade diferente, moderna e com futuro. Espinho merece.