28.2.09

congresso do PS VII

Redondamente enganados. Se nem a vinda do Partido do Governo à cidade impulsionou o início das obras, temos um problema substancialmente mais grave (e moroso) do que pensávamos.

congresso do PS VI

Pergunto-me se haverá alguma criatura na cidade que não saiba o caminho para o Congresso Socialista. Nem o mais incauto dos transeuntes escapa a esta campanha negra, perdão, rosa.

congresso do PS V [ausências de peso]

Afinal, apesar do convite do PS ao Partido Socialista Unido da Venezuela fazer-se representar no congresso socialista, Hugo Chavez optou por não mandar ninguém a Espinho. Mas está cá o Partido Comunista chinês e o MPLA a representar o socialismo real. Pelo menos isso.

31 da Armada

congresso do PS IV [ausências de peso]

Não é só a ausência de Alegre que é sentida. É a ausência dos representantes desse outro grande partido da esquerda democrática - o venezuelano. É muito feio prometer e não cumprir.

31 da Armada

congresso do PS III



O lugar do Congresso, segundo o 31 da Armada

congresso do PS II

Na Nave Desportiva de Espinho. Dos poucos eventos que a sumptuosa infraestrutura recebeu.

congresso do PS I




19.2.09

Os jornaleiros


Não me considero um jornalista. Embora escreva em jornais há cinco anos, seja licenciado em jornalismo, me interesse pela profissão, procure aperfeiçoar-me todos os dias, ser cada vez melhor profissional… não sou (nem sei se algum dia me poderei considerar) jornalista.
Não posso, no entanto, deixar de olhar com absoluto menosprezo outras pessoas que, como eu, trabalham em jornais mas que não fazem aquilo que acima descrevi. Pessoas que não se aperfeiçoam, que não evoluem, que estão estagnadas cultural, mental e profissionalmente. Aqueles jornalistas que mais não são do que empregados de escritório, incapazes de levantar um músculo que seja para procurar a notícia, que copiam aquilo que os jornais da concorrência publicam, que fazem jogos de bastidores para prejudicarem o seu congénere, tentado obstruir-lhe a informação, que se limitam a publicar aquilo que do ponto de vista comercial lhes pode trazer benefícios, no fundo, aqueles jornalistas que não fazem jornalismo. Essa gente incomoda-me profundamente.
Incomoda-me sobretudo a ideia de que essas pessoas, a quem prefiro tratar por jornaleiros, se coloquem na posição de criticar quem pretende fazer algo de diferente, de quem não está aqui para prejudicar ninguém, antes tentar refrescar o panorama informativo local, quem em última análise procura fazer algum jornalismo.

procura-se

"Mas, o que Espinho precisa é de um candidato que resolva alguns dos problemas que afectam ou vão afectar a vida das populações e para os quais ou não se sabe a resposta ou as respostas e soluções estão no silêncio dos corredores do poder.
Um candidato que tivesse exigido a realização das obras na rotunda do IC24, que dificultam e entrada e saída de trânsito na cidade, um candidato que explicasse ao povo para que serve o FACE e para quando a sua entrada em funcionamento, um candidato que exigisse o cumprimento do prazo de construção da Biblioteca Municipal e do respectivo equipamento, um candidato que pusesse fim às construções clandestinas na praia de Paramos e resolvesse esse problema, que se arrasta sem solução há tantos anos, um candidato que face ao descontentamento daqueles que vão ser afectados, reveja o regulamento geral das zonas de estacionamento limitado e do respectivo preço, etc."

Teixeira Lopes

A coluna do Professor Teixeira Lopes no renovado Maré Viva indica claramente o caminho a seguir. Urge encontrar um candidato próximo da realidade social da população, atento às efectivas necessidades da cidade e não afecto aos interesses de concessionários e a obras de utilidade duvidosa. Alguém por aí?
aa